sábado, 3 de novembro de 2007

Gordura Hidrogenada, Gordura Parcialmente Hidrogenada, Gordura Trans, Gordura Interestificada

Conforme prometido aqui vai o meu post sobre o tema, depois de muito vasculhar na literatura científica…
Para quem estes nomes são novidade, basta ir à prateleira das bolachas, ao frigorífico ver ingredientes da margarina ( becel ‘s incluídas) e de outros produtos que irei referindo, para detectar que um dos ingredientes comummente utilizado na produção destes bens é uma das gorduras acima referidas.

As gorduras são compostas por glycerol e cadeias de átomos de carbono com átomos de hidrogénio.

Basicamente, as gorduras dividem-se em 2 tipos:

Boas e Más, ie, Insaturadas e Saturadas.

Saturadas, quando temos o máximo de átomos de hidrogénio ligado a um par de átomos de carbono - daí estarem “saturados” de hidrogénio.

Insaturadas, quando os átomos de hidrogénio são muito menos, o que provoca espaços entre os átomos de carbono e, assim, monoinsaturadas, se tiverem apenas um espaço, polinsaturadas, se tiverem mais do que um espaço entre a cadeia de átomos de carbono.

- BOAS, porque são as que melhoram os níveis de colesterol no sangue


>> INSATURADAS (monoinsaturadas e polinsaturadas)
Produtos>> são encontradas nos produtos de origem vegetal como óleos, nozes e sementes. Monoinsaturadas –as melhores- óleo de canola, amendoim e azeite. Polinsaturadas, óleos de girassol, milho e soja.


- MÁS, porque fazem aumentar no sangue, o colesterol mau – o LDL, que bloqueia as artérias, e diminuir o bom, o HDL – 2 tipos:


>> SATURADAS, fazem aumentar o nível de colesterol total no sangue – tanto o LDL como o HDL, pelo que devem ser limitadas.
Produtos>> carne, marisco, gema, lacticínios gordos, coco e óleo de coco e de palma.


>> TRANS, fazem aumentar o mau colesterol - LDL e diminuir o bom colesterol - HDL; aumentam as inflamações, torna as artérias mais rígidas, causa resistência à insulina, contribui para a diabetes tipo2.
Produtos>> produtos de confeitaria, bolachas, margarinas, snacks e alimentos industrialmente processados, pipocas de microondas; fritos das fast-food, fritos industriais.

E o que são estas gorduras TRANS?


A indústria alimentar desenvolveu um processo industrial de conservação dos tradicionais óleos vegetais, de forma a que estes ao passarem do estado líquido ao sólido, durassem mais tempo e mantivessem o sabor dos alimentos.

Esse processo chama-se HIDROGENIZAÇÃO e consiste no "bombardeamento" das moléculas de gordura, com mais átomos hidrogénio. Isto fará, como já referi, que o óleo, ao solidificar, dure muito mais tempo, diminui a necessidade de refrigeração, permite o seu aquecimento repetido sem perder as suas características iniciais, estendendo-se pois estas características aos produtos onde este for utilizado.

Ao nível molecular traduz-se por transformar um óleo insaturado- com poucos átomos de hidrogénio- em saturado (de hidrogénio).


Se um óleo for totalmente hidrogenado, ie, ficar com a máxima combinação hidrogénio/carbono, então, a hidrogenização, terá transformado uma gordura insaturada em saturada.


A gordura trans aparece quando um óleo é parcialmente hidrogenado. E aí está o problema...como é parcialmente hidrogenado- e não completamente- os átomos de hidrogénio ficam ligados na cadeia molecular na forma diagonal (trans, em latim) e não paralela,
E portanto, a gordura parcialmente hidrogenada é uma fonte de gordura trans.


Para o nosso corpo, faz com que “inofensivos” óleos se transformem em verdadeiras bombas para o nosso sistema cardiovascular, aumenta o risco de enfarte e derrames cerebrais: aumenta a vida dos produtos mas diminui a nossa…
A gordura trans age como a saturada ao elevar o nível da lipoproteína de baixa densidade no sangue (LDL ou "colesterol mau"), isso faz com que os níveis de absorção da lipoproteína de alta densidade (HDL, o "colesterol bom") sejam prejudicados, sendo que esta é a responsável pela remoção de LDL do sangue.


Em países mais avançados em termos de regulação alimentar – tipo EUA- foi estudado a quantidade deste tipo de gordura que poderia ser consumido diariamente sem prejuízo para a saúde, e o estudo revelou o seguinte número:

0 gramas

Mas, é aceite como “menos mau” o consumo até 2g/dia. Até porque, há produtos na natureza, como a carne de vaca, ovelha e cabra, leites e queijos gordos, que contêm este tipo de gordura.
Logo, seria impossível diminuir a zero a quantidade ingerida sem prejudicar outro tipo de necessidades nutricionais.
Mas, podemos e devemos é limitar os produtos manufacturados que consumimos e pressionar os fabricantes a deixarem de utilizar este tipo de gordura em prol da nossa saúde.



Mas vejamos na prática quanto têm alguns produtos já medidos pelos americanos:

- batata fritas grandes McDonald's - 8 gr de gordura trans
- tarte de maçã do McDonald’s - 4,5 gr de gordura trans
- Chicken McNuggets -1g de gordura trans
- donuts - 4gr de gordura trans
- 2 crepes chineses - 1,7g de gordura trans
- filetes de pescada no restaurante - 1,7 g de gordura trans
- pizza, acima de tudo devido ao óleo usado para saltear os seus ingredientes - 1g

É, pois, importante escolher produtos com a menor combinação de gordura saturada e gordura trans e a menor quantidade de colesterol.

5 regras básicas para ir tentando eliminar a gordura trans da nossa alimentação:

1. Não ingerir produtos com a expressão”gordura hidrogenada ou parcialmente hidrogenada” na lista de ingredientes.
2. Se a tabela disser “ trans=0” não acreditar: se a expressão “parcialmente hidrogenada” estiver na lista TEM gordura trans.

3. Infelizmente em Portugal, como a legislação é totalmente omissa relativamente a esta questão, só as margarina são obrigadas a indicar se têm ou não trans, pelo que os fabricantes se refugiam em expressões vagas como “gordura vegetal” sem especificar se é ou não (parcialmente) hidrogenada.
4. Manter o consumo de gordura saturada em níveis mínimos. Isto é mto importante.
5. Recordar que gorduras mono e polinsaturada são boas gorduras.


Em jeito de conclusão, refira-se que na Dinamarca é pura e simplesmente proibido o uso de gordura parcialmente hidrogenada, desde 2003. E até a McDonald´s suprimiu o uso de hidrogenados nas suas receitas da Dinamarca para poder vender lá os seus produtos...mas só na Dinamarca....
A UE ainda aguarda as conclusões de uma comissão científica para tomar decisões…


Gordura interestificada
Interestificação, é uma das três formas de transformação da gordura- as outras duas são a fracção e hidrogenização. A Interestificação, faz com que a gordura se mantenha sólida à temperatura ambiente.
Enquanto a preocupação actual é na gordura trans, pouco se tem falado nesta gordura que tende a substituir a trans.
O que acontece é que estas formas de alteração das moléculas de gordura, parece afectar a forma como a as gorduras são metabolizadas pelo corpo humano.
Há um estudo feito na Malásia que concluiu que este tipo de gordura diminui o HDL- bom colesterol, aumenta o nível de açúcar no sangue e diminui a produção de insulina!!! Mas ainda há poucos estudos e as conclusões não são finais.


Em lista ao lado vou coleccionando produtos que têm hidrogenadas. Todos os contributos são importantes. E acima de tudo:

















fontes:
Harvard School of Public health
Food and Drug Administration
www.transfatfree.com
wikipédia


6 comentários:

Marta Pereira disse...

Lendo seu texto, não poderia deixar de comentar uma colocação feita sobre as "gorduras saturadas". É importante frizar que o óleo de coco, apesar de classificado como GORDURA SATURADA, não tem a mesma composição das outras gorduras. Rico em ácido láurico, acelera o metabolismo do organismo, transformando gordura em energia! Hoje, é comparado ao leite materno por sua rica composição. Vale pesquisar estudiosos com Mary Ening e Mercolla.
A ingestão do óleo de coco extra virgem, ajuda a diminuir os índices de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.
Contribui para o fortaleciemnto do sistema imunológico, sendo inserido nas dietas de pacientes com cancer e aids.
O óleo de coco é um produto muito rico!
Marta Regina Pereira.
(martarpereira@terra.com.br)

71460_5/8 disse...

é bom ver que há mais pessoas preocupadas com esta questão. as gorduras trans naturais também não são tão prejudiciais como as artificiais. nem é muito difícil perceber porquê. alguém sabe se existe alguma legislação em Portugal ou na CE que venha modificar este panorama muito negro? cumps

Marcos disse...

Olá, Parabéns pelo artigo, um exelente texto, pois, estas gorduras hirogenadas que ficam ocultas nos mais variados tipos de alimentos de nossa sociedade de consumo são desfavoráveis para uma boa digestão.
Este seu artigo me acrescentou muita informação a respeito deste assunto.
Abraço

Anónimo disse...

Fiquei preocupada ao ver que os cereais infantis da marca continente tem esse tipo de gorduras.
Vou passar a estar mais atenta.
Obrigada pelo artigo

Anónimo disse...

Não concordei com a questão do óleo de coco, e do coco, classificado como uma gordura ruim. Também sobre a soja e principalmente Sobre o óleo de canola classificados como gorduras (monoinsaturadas e polinsaturadas)! Não sou eu que acho, é só pesquisar no Google Acadêmico sobre os mesmos! Estaria errado o Dr. Lair Ribeiro Uma das maiores autoridades em Nutrologia do Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=h-hupGBC7oM
https://www.youtube.com/watch?v=pkJZbx8pRcM
https://www.youtube.com/watch?v=8lyctaKRKjY

Anónimo disse...

Parabéns, ótimo trabalho de pesquisa :)